Mind: Brand Magnetics Fields
Este projecto, da Brandia Central e da Marklab, tem como finalidade avaliar a atracção e a notoriedade que as marcas têm no público em geral, independentemente do seu poder de compra.
Este estudo foi realizado a 1063 pessoas que, com base em respostas espontâneas e directas, indicavam quais eram as marcas que mais se recordavam. Durante este estudo foram citadas 530 marcas diferentes pelos inquiridos.
Para avaliar esta notoriedade e atracção pelas marcas, foi pedido aos inquiridos que indicassem a melhor e a pior marca, seguindo uma escala de 1 a 5.
Para além disto foi establecido três critérios fundamentais: O prestigio da marca, a confiança que transmite e a identificação que esta tem com o consumidor.
Partindo das 530 marcas citadas pelos inquiridos, a Brandia Central elaborou um ranking de 50 marcas com mais atracção. Marcas de automóveis, instituições bancárias e produtos alimentares ocupam o top 10 das marcas mais recordadas pelo público.
A Skip é a marca mais citada pelo público quando se fala em produtos de limpeza doméstica, bem como de marcas em geral (4º lugar).
Os Hipermercados Modelos vieram retirar o lugar ao Jumbo que ocupava o lugar de pódio em 2007. Tal como a Vodafone que perde para a PT ou até o BPI que perde para a Caixa Geral de Depositos. Quanto aos produtos de higiene, deparamo-nos com outra mudança, sai a Nivea, entra a Colgate.
Os resistentes de 2007 são o Ben-u-ron, a Agros e a RTP1 que apesar das suas audiências terem descido, continua a ser o canal mais atractivo para os consumidores.
A Sagres, que em 2007 se encontrava isolada, partilha nesta edição de 2008 o lugar com a Super Bock, manifestando-se aqui um empate.
TOP 10 DAS MARCAS MAIS MAGNÉTICAS (Geral)
1º - BMW
2º - Mercedes
3º - Luso
4º - Skip
5º - Agros
6º - Colgate
7º - Compal
8º - Dove
9º - Sensodyne
10º - Caixa Geral de Depósitos
VENCEDORAS POR FAMÍLIA DE PRODUTOS
Produtos de limpeza doméstica – SKIP
Cadeias de supermercados - MODELO
Produtos de higiene - COLGATE
Automóveis - BMW
Medicamentos – BEN-U-RON
Bebidas sem álcool - LUSO
Bebidas com álcool – SAGRES e SUPER BOCK
Iogurtes, leite e queijos - AGROS
Bancos e Créditos por telefone – CGD
Companhias de seguros – Fidelidade Mundial
Canais de televisão – RTP1
Operadores de telecomunicações - PT
Luis Pereira
Mind Marketing Blogger
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06:21
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Marcas,
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3 comentários:
é incrivel como é que o povo português só pensa em BMWs quando anda por ai a crise! Está provado porquê é que o Ben-u-ron é uma das marcas mais lembradas, andam ai muitas dores de cabeça é o que é!
A Sagres empatou com a Super Bock? lá se vai o investimento na chamada "liga sagres". Tá-se mesmo a ver que pró ano vamos ter a "liga super bock".
Identifica-se aqui um problema: Será que adquirimos estes produtos? ou andam apenas na nossa "mente" ao engano da publicidade?
Concordo contigo, qualquer dia vamos ter ligas desportivas com o nome de marcas de tudo e mais alguma coisa bem ao estilo inglês!
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