Mind: Brand Magnetics Fields

A segunda edição do Brand Magnetics Fields, premiou ontem (21 de Out 08) as marcas mais magnéticas do mercado português. Este estudo revela que são as marcas de automóveis que mais atraem o consumidor português, estando a BMW e a Mercedes a ocupar as primeiras posições numa lista composta por 50 marcas.
Este projecto, da Brandia Central e da Marklab, tem como finalidade avaliar a atracção e a notoriedade que as marcas têm no público em geral, independentemente do seu poder de compra.

Este estudo foi realizado a 1063 pessoas que, com base em respostas espontâneas e directas, indicavam quais eram as marcas que mais se recordavam. Durante este estudo foram citadas 530 marcas diferentes pelos inquiridos.
Para avaliar esta notoriedade e atracção pelas marcas, foi pedido aos inquiridos que indicassem a melhor e a pior marca, seguindo uma escala de 1 a 5.
Para além disto foi establecido três critérios fundamentais: O prestigio da marca, a confiança que transmite e a identificação que esta tem com o consumidor.
Partindo das 530 marcas citadas pelos inquiridos, a Brandia Central elaborou um ranking de 50 marcas com mais atracção. Marcas de automóveis, instituições bancárias e produtos alimentares ocupam o top 10 das marcas mais recordadas pelo público.

A Skip é a marca mais citada pelo público quando se fala em produtos de limpeza doméstica, bem como de marcas em geral (4º lugar).
Os Hipermercados Modelos vieram retirar o lugar ao Jumbo que ocupava o lugar de pódio em 2007. Tal como a Vodafone que perde para a PT ou até o BPI que perde para a Caixa Geral de Depositos. Quanto aos produtos de higiene, deparamo-nos com outra mudança, sai a Nivea, entra a Colgate.
Os resistentes de 2007 são o Ben-u-ron, a Agros e a RTP1 que apesar das suas audiências terem descido, continua a ser o canal mais atractivo para os consumidores.
A Sagres, que em 2007 se encontrava isolada, partilha nesta edição de 2008 o lugar com a Super Bock, manifestando-se aqui um empate.


TOP 10 DAS MARCAS MAIS MAGNÉTICAS (Geral)

1º - BMW
2º - Mercedes
3º - Luso
4º - Skip
5º - Agros
6º - Colgate
7º - Compal
8º - Dove
9º - Sensodyne
10º - Caixa Geral de Depósitos



VENCEDORAS POR FAMÍLIA DE PRODUTOS


Produtos de limpeza doméstica – SKIP
Cadeias de supermercados - MODELO
Produtos de higiene - COLGATE
Automóveis - BMW
Medicamentos – BEN-U-RON
Bebidas sem álcool - LUSO
Bebidas com álcool – SAGRES e SUPER BOCK
Iogurtes, leite e queijos - AGROS
Bancos e Créditos por telefone – CGD
Companhias de seguros – Fidelidade Mundial
Canais de televisão – RTP1
Operadores de telecomunicações - PT



Luis Pereira
Mind Marketing Blogger
think faster / learn more / branding on!

3 comentários:

Anónimo disse...

é incrivel como é que o povo português só pensa em BMWs quando anda por ai a crise! Está provado porquê é que o Ben-u-ron é uma das marcas mais lembradas, andam ai muitas dores de cabeça é o que é!

Anónimo disse...

A Sagres empatou com a Super Bock? lá se vai o investimento na chamada "liga sagres". Tá-se mesmo a ver que pró ano vamos ter a "liga super bock".

Anónimo disse...

Identifica-se aqui um problema: Será que adquirimos estes produtos? ou andam apenas na nossa "mente" ao engano da publicidade?
Concordo contigo, qualquer dia vamos ter ligas desportivas com o nome de marcas de tudo e mais alguma coisa bem ao estilo inglês!

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