Mind E-Marketing

É preciso compreender e explorar os leques oferecidos pela Internet. Não basta ter um site ou uma newsletter e fazer spam de mês a mês. É necessário compreender que a capacidade de interacção com o consumidor na Internet é muito maior do que em outros meios de comunicação. Na Internet, ao contrário de comunicar algo com o target, os marketers podem e devem comunicar com ele e não para ele.
A Internet oferece condições ideais para um relacionamento directo entre o marketer e o seu público-alvo, o que é um factor determinante para a conquista e fidelização de clientes e sobretudo para a realização de vendas e obtenção de lucros. O sucesso de um negócio é cada vez mais indissociável das novas tecnologias, sobretudo das que estão ligadas à comunicação.
A presença de uma entidade na Web já constitui uma vantagem, mas por si só não basta, na medida em que esta pode, por exemplo, surgir como resultado de uma pesquisa efectuada através de motores de busca, que fornecem listagens aos cibernautas através de uma combinação complexa de palavras-chave.

A Mind Marketing deixa aqui 10 pontos a ter em consideração para que o seu cartão de visita na web se torne popular e apareça nos primeiros lugares dos motores de busca:


1 – Off-Target: Já imaginaram comunicar para alguem que não é o vosso público? É pura e simplesmente uma perda de tempo e de budget.
O mesmo aconteçe na internet. Com algum budget investido em publicidade conseguimos aumentar o nº de visitantes ao nosso site, mas serão visitantes qualificados? O que interessa não é massificar e atrair todos os utilizadores, mas sim atrair utilizadores que se identificam com aquela comunicação e com o produto/serviço que temos à disposição
(por exemplo através dos conceitos SEO, Search Engine Optimization)



2 – Mau design e funcionalidade complexa: Sites muito complexos, com muitos banners e pop-ups são rapidamente fechados. Apelar a um design clean será sempre a primeira opção. O utilizador entenderá muito mais rapidamente a estrutura do site e sobretudo onde se encontra a informação que pretende. Para além destas vantagens, os motores de busca conseguem mais rapidamente detectar o site, posicionando nos tops.


3 – Má política de links: Muitos motores de busca indexam os sites com base na sua popularidade que pode ser calculada não só pelos acessos a partir desse motor de busca mas também pelo número de vezes que o nosso link aparece em outros sites (linkbuilding). Se conseguirmos que os nossos clientes, fornecedores e parceiros coloquem o nosso link no seu site poderemos assistir ao aumento deste índice de popularidade. Por exemplo, podemos pedir aos nossos fornecedores que coloquem o link do site da nossa empresa, nos seus sites.


4 – Spam: A massificação de e-mails poderá trazer muitos visitantes ao nosso site ao início, mas seremos certamente banidos entrando para a lista negra da maior parte dos motores de busca, ocupando posteriormente os últimos lugares dos motores de busca.


5 – PageRank: O PageRank mede-se numa escala de 0 a 10. Os motores de busca atribuiem PageRanks aos sites, considerando-os relevantes, com qualidade e com bons conteúdos ou não. Muitas vezes são anunciados programas que irão aumentar o PageRank (nível de relevância do nosso site para um motor de busca, puderá ver o PageRank de um determinado site aqui) o resultado final é apenas um, o nosso site será certamente banido do motor de busca.


6 – Códigos: Os motores de busca visitam com regularidade o nosso website e dele recolhem o título, a metainformação (informação invisível para os utilizadores mas muito importante para a indexação do site, por exemplo lista de palavras chave) e por fim o texto do próprio website. Os browsers foram evoluíndo e uma página que apresente erros de código pode ser visualisada sem problemas, mas os motores de busca já terão mais dificuldades em indexar o site correctamente, não aparecendo nas pesquisas.


7 – Paciência: A construção de um bom PageRank junto dos motores de busca levará certamente alguns meses, com as técnicas adequadas e os investimentos certos, os sites ficaram com um bom PageRank e logo com mais visibilidade nos motores de busca.
Não utilize o chamado Black Hat, ou seja, técnicas ilegais que deixam o seu site nos tops das pesquisas, assim que os motores de busca detectarem essas ilegalidades certamente que o seu site não volta a ter bons posicionamentos.


8 - Avaliação, quem visita a sua página?: Tal como o clipping, é importante saber o nº de visitantes do seu site, por onde entraram, quando entraram, onde clicaram e sobretudo quanto tempo estiveram no seu site. Hoje em dia nenhum marketer deverá de deixar de usar alguns programas que possibilitam saber estes critérios e muito mais.
A Mind Marketing Blog aconselha a utilização dos programas Google Analytics ou o ClickTracks.


9 – Escrever para aparecer: Existem programas do Google de acesso simples (sem necessitar de instalção) que permitem saber quais são as palavras mais pesquisas na internet sobre todos os temas e actividades. Essas ferramentas do Google são muito úteis quando queremos saber quais as palavras-chave que deveremos de escrever no nosso próprio site. Por exemplo, será que as pessoas pesquisam mais "carro" ou "automóvel"?
As palavras-chave correctas são meio caminho para um bom posicionamento nos motores de busca e para um óptimo ranking do site!
Deixamos aqui as sugestões do Google Keyword Tools (que nos dá o número médio de pessoas que pesquisam determinada palavra e sugestões de palavras-chave) e o Google Suggest em que basta escrever a primeira palavra que logo aparecerão sugestões da mesma, sendo que o mas o importante aqui é analisar o volume de resultados.


10 - Internet, a primeira opção: Hoje em dia, sobretudo nas compras que carecem de mais informação, a internet é sempre a primeira opção. Se não estiver presente é porque provavelmente não existe.



Luis Pereira
Mind Marketing Blogger
think faster / learn more / branding on!

1 comentários:

Anónimo disse...

Há de facto um novo mundo, chamado web 2.0, cujo potencial de interesse para as empresas, está apenas a começar a ser explorado. A grande maioria dos conceitos que estão explicados neste post (existem muitos mais ainda) são desconhecidos da quase totalidade dos Marketers. O que significa que as empresas estão ainda a desperdiçar um imenso potencial à sua disposição. Tenho a certeza de que este é o tema de uma nova escola de Marketing, uma escola cujo pensamento tem de se tornar indispensável a qualquer Marketer

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