Mind: Publicidade Abolida

Pela primeira vez a Mind Marketing Blog leva até aos nossos leitores um post que não age pela positividade e pela inovação que o marketing e a publicidade são objecto constantemente. Não é com orgulho que escrevemos este post, mas sim com a intenção de divulgar uma “misteriosa” abolição da publicidade nas televisões Europeias.


Desde de ontem que em França a publicidade deixou de ser transmitida entre as 20h e as 06h nas estações televisivas públicas. Esta medida veio suscitar alguma conturbação no sector jornalistico e não só.

Tal como na BBC em Inglaterra que é suportada pelos espectadores através de taxas, este serviço público será suportado também ele pelos franceses.
Esta tomada de decisão por parte do presidente francês, Nicolas Sarkozy, está a levar a uma revolução e a uma paralisação no cenário do audiovísual por parte dos jornalistas dos canais públicos.

No panorama politico também ja se sentem confrontações por parte dos partidos politicos à tomada de decisão do presidente de França, alegando que a abolição da publicidade nos canais públicos só vem beneficiar os canais privados.

Este plano tem como objectivo reduzir a publicidade na televisão públican e tem como nome “Televisão sem Fronteiras” visto que albergará a redução da publicidade nas televisões dos estados membros. Este plano anti-publicidade televisiva será concluído em 2011, onde se espera que haja uma extinção por completo.

Para compensar a perda financeira por parte dos canais públicos franceses, a lei francesa irá avançar com um novo imposto que irá afectar em 0,9% os operadores de telecomunicações, bem como um imposto fiscal de 3% sobre os canais privados que tenham um lucro superor a 11 milhões de Euros.

O Reino Unido, a Filândia e agora a França fazem parte do leque que dos que aboliram a publicidade nos canais televisivos públicos.



Em Portugal

No nosso pais já se encontra um plano para extinguir a publicidade nos canais públicos, porém este ainda não se encontra aplicado para não sobrecarregar ainda mais os portugueses com carga fiscal.

Obviamente que quem irá beneficar desta abolição seriam as estações privadas, para quem os anúnciantes se viravam imediatamente. Na RTP já existem alguns limites face aos spots publicitários, como por exemplo a RTP2 não passa publicidade e a RTP1 apenas passar um máximo de 6 minutos de publicidade por hora.

No caso da televisão pública portuguesa as receitas que provêem da publicidade estão destinadas ao pagamento de dívidas. A receita da publicidade gerada nesta estação televisiva arrecada cerca de 50 milhões de Euros por ano. Tendo em conta que alguem terá que pagar essa dívida, e com o suposto fim da publicidade no canal público, quem é que sobrará para saldá-la?


Luis Pereira
Mind Marketing Blogger
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1 comentários:

Anónimo disse...

muito bom post
eu acho que a publicidade em Portugal é excessiva mas corta-la pela raiz é demais!

parabens por este excelente blog

Cumprimentos caro Luis.

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