Mind: Redes Sociais
Muitos profissionais de marketing incluem nas suas estratégias as redes sociais, porém não têm ainda um conhecimento muito claro das melhores praticas de utilização nesta área. Transmitir mensagens através de utilizadores registados nas redes sociais é realmente um objectivo que todos os gestores gostariam de atingir.
Num artigo publicado na Advertising Age, o director do Insights do Yahoo!, Paul Moore, dá um exemplo de como comunicar nestas redes. O objectivo é encontrar um grupo que partilhe um mesmo gosto e infectar uma mensagem nesse mesmo grupo. Segundo Paul Moore a mensagem para além de se espalhar dentro desse mesmo grupo também irá infectar outros grupos criando um efeito de bola de neve.
O director do Insights do Yahoo! afirma que deste modo consegue atingir 40% do público que não conseguiria atingir de forma mais tradicional.
Esta é uma simples estratégia adequada às redes sociais que é bastante eficaz quando queremos atingir um nicho de mercado. As redes sociais ou o social media marketing tem imenso poder viral, desde que as informações sejam cuidadosamente planeadas. Podemos ainda incluir texto, video, animações e peças interactivas, sendo importante haver sempre um link para a página da empresa/organização que comunica.
O poder das relações humanas através das redes sociais deverá de ser tido em conta, preenchendo deste modo um lacuna num plano de marketing adequado à nossa época.
Luis Pereira
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http://www.mindmarketing.blogspot.com/
Num artigo publicado na Advertising Age, o director do Insights do Yahoo!, Paul Moore, dá um exemplo de como comunicar nestas redes. O objectivo é encontrar um grupo que partilhe um mesmo gosto e infectar uma mensagem nesse mesmo grupo. Segundo Paul Moore a mensagem para além de se espalhar dentro desse mesmo grupo também irá infectar outros grupos criando um efeito de bola de neve.
O director do Insights do Yahoo! afirma que deste modo consegue atingir 40% do público que não conseguiria atingir de forma mais tradicional.
Esta é uma simples estratégia adequada às redes sociais que é bastante eficaz quando queremos atingir um nicho de mercado. As redes sociais ou o social media marketing tem imenso poder viral, desde que as informações sejam cuidadosamente planeadas. Podemos ainda incluir texto, video, animações e peças interactivas, sendo importante haver sempre um link para a página da empresa/organização que comunica.
O poder das relações humanas através das redes sociais deverá de ser tido em conta, preenchendo deste modo um lacuna num plano de marketing adequado à nossa época.
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07:47 | Etiquetas: Redes Sociais, Social Media Marketing | 2 Comments
Mind: Conversas da Ecopilhas
Zé-Zé e Toni da Conversa da Treta voltam aos ecrãs. Desta vez para ser a cara da nova campanha da Ecopilhas, a Sociedade Gestora de Resíduos de Pilhas e Acumuladores. A campanha estreou no fím de semana passado e irá estar no ar até ao final de Janeiro. Os três canais generalistas portugueses passam dois spots televisivos em que Zé-Zé e Toni são protagonistas de mais uma cena humoristica.
Segundo o director-geral da Ecopilhas, esta foi a forma simples e eficaz de abordar este tema, sendo o principal objectivo da campanha informar o público que as baterias também podem ser recicladas.
Segundo o director-geral da Ecopilhas, esta foi a forma simples e eficaz de abordar este tema, sendo o principal objectivo da campanha informar o público que as baterias também podem ser recicladas.
Os dois anúncios televisivos são da autoria da agência de publicidade Sumo e tem como direcção criativa Carlos Abreu. A produção ficou a cargo da Miss Dolores e a pós produção de imagem da Bikini.
400 mil euros foi o preço desta campanha que foi filmada na feira da Tapada das Mercês em Sintra.
A Mind Marketing deixa aqui o video:
Luis Pereira
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09:07 | Etiquetas: Ecopilhas, Marketing Social | 0 Comments
Mind: O Consumidor e a Internet
Chamar à atenção do consumidor é cada vez uma tarefa mais difícel. Além da chamada “falta de paciência”, a maior parte do público das campanhas publicitárias realiza uma serie de tarefas em simultâneo, não dando tanta importância àquilo que se passa nos meios de comunicação.
A rádio é o perfeito exemplo disso mesmo. Contudo se pensamos que existem meios em que não há acções paralelas, pensamos mal. A Internet não é excepção à regra.
O utilizador da web é um dos que realiza mais actividades paralelas enquanto navega, levando-o a dispersar-se do monitor.
Segundo um estudo da GFK Roper, 6 em 10 inquiridos afirmam ouvir música ou conversar ao telefone enquanto usam a Internet. Talvez o mais interessante será dizer que 8% dos cibernautas afirma ler revistas ou jornais enquanto navega.
A Mind Marketing deixa aqui a lista de actividades realizadas pelos utilizadores enquanto navegam na web:
A rádio é o perfeito exemplo disso mesmo. Contudo se pensamos que existem meios em que não há acções paralelas, pensamos mal. A Internet não é excepção à regra.
O utilizador da web é um dos que realiza mais actividades paralelas enquanto navega, levando-o a dispersar-se do monitor.
Segundo um estudo da GFK Roper, 6 em 10 inquiridos afirmam ouvir música ou conversar ao telefone enquanto usam a Internet. Talvez o mais interessante será dizer que 8% dos cibernautas afirma ler revistas ou jornais enquanto navega.
A Mind Marketing deixa aqui a lista de actividades realizadas pelos utilizadores enquanto navegam na web:
Ouvir Música – 59%
Falar ao Telefone – 59%
Falar ao Telefone – 59%
Ver Televisão – 54%
Almoçar/Jantar – 45%
Interagir com outras Pessoas – 32%
Organização Doméstica – 29%
Jogar Consola – 20%
Cozinhar – 17%
Ler um Livro – 7%
Fazer Exercício – 4%
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07:40 | Etiquetas: Consumidor | 1 Comments
Mind: You Tube
Segundo um estudo conduzido pela Mindshare, General Motors Europe, Motorola e a Online Testing Exchange, os utilizadores que visualizam publicidade no You Tube estão mais atentos que os que visualizam spots na Televisão.
Em média, os visitantes dos You Tube estão 1,5 vezes mais receptivos às mensagens publicitárias que os outros. Segundo este estudo, um anúncio exibido no You Tube chega a ter 14% mais notoriedade do que exibido na televisão.
O You Tube tornou-se um excelente meio para conseguir atingir um target difcel: os Jovens e sobretudo para quem não tem tempo para ver televisão e passa cada vez mais tempo na Internet.
Em média, os visitantes dos You Tube estão 1,5 vezes mais receptivos às mensagens publicitárias que os outros. Segundo este estudo, um anúncio exibido no You Tube chega a ter 14% mais notoriedade do que exibido na televisão.
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08:11 | Etiquetas: You Tube | 1 Comments
Mind: Guerrilha nas Festas de Natal
O marketing de guerrilha chegou a Portugal através da Torke. Uma agência muito especial que se dedica a um marketing de invasão. Nesta agência a diferença, a criatividade e rebeldia são as palavras de ordem!
No ano passado a agência de marketing de guerrilha já tinha desenvolvido “A Menor Árvore de Natal da Europa”, que segundo a Torke foi comprada com os 48 euros de lucros de Dezembro de 2007. Este ano, a Torke prepara-se para mais uma indómavel acção: um ataque às festas de Natal das agências de publicidade que não sofram com a crise.
Segundo o blog que a torke reservou para publicar os videos das supostas festas, o objectivo é fazer o maior festejo Natalicío das agências de publicidade!
As festas já estão marcadas , estando disponíveis videos nos dias seguintes.
As agências de publicidade contempladas até agora são:
- BBDO
- Brandia
- Y&R
- Euro RSCG
- DraftFCB
- JWT
- Strat
É esperar para ver os videos...
No ano passado a agência de marketing de guerrilha já tinha desenvolvido “A Menor Árvore de Natal da Europa”, que segundo a Torke foi comprada com os 48 euros de lucros de Dezembro de 2007. Este ano, a Torke prepara-se para mais uma indómavel acção: um ataque às festas de Natal das agências de publicidade que não sofram com a crise.
Segundo o blog que a torke reservou para publicar os videos das supostas festas, o objectivo é fazer o maior festejo Natalicío das agências de publicidade!
As festas já estão marcadas , estando disponíveis videos nos dias seguintes.
As agências de publicidade contempladas até agora são:
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03:33 | Etiquetas: Marketing de Guerrilha | 1 Comments
Mind: 100 Best Brands 08
Com o final do ano à porta começam as contagens das melhores marcas de 2008.
Todos os anos são distribuidas 100 posições para as 100 melhores marcas mundiais.
De ano para ano o mercado das tecnologias cresce ao passo que nas instituições financeiras verificam-se descidas significativas.
No ano de 2008 a Coca-Cola, como vem já sendo habitual, ocupa o lugar do pódio, enquanto que o Google passa do 20º para o 10º lugar.
Segundo este estudo da Interbrand mais nenhuma marca subiu ao Top 10.
A Pespi, a grande rival da Coca-Cola, ocupa a 26ª posição, tal como a grande Mercedes que se encontra cinco posições atrás da Toyota.
Um dado curioso: Neste top estão representadas 52 marcas americanas, sendo que no top 10 estão 8 marcas provenientes dos EUA.
Top 10:
1º Coca-Cola (EUA)
2º IBM (EUA)
3º Microsoft (EUA)
4º GE (EUA)
5º Nokia (Finlândia)
6º Toyota (Japão)
7º Intel (EUA)
8º MacDonalds (EUA)
9º Disney (EUA)
10º Google (EUA)
Veja aqui as 100 melhores marcas do ano 2008
Todos os anos são distribuidas 100 posições para as 100 melhores marcas mundiais.
De ano para ano o mercado das tecnologias cresce ao passo que nas instituições financeiras verificam-se descidas significativas.
No ano de 2008 a Coca-Cola, como vem já sendo habitual, ocupa o lugar do pódio, enquanto que o Google passa do 20º para o 10º lugar.
Segundo este estudo da Interbrand mais nenhuma marca subiu ao Top 10.
A Pespi, a grande rival da Coca-Cola, ocupa a 26ª posição, tal como a grande Mercedes que se encontra cinco posições atrás da Toyota.
Um dado curioso: Neste top estão representadas 52 marcas americanas, sendo que no top 10 estão 8 marcas provenientes dos EUA.
Top 10:
1º Coca-Cola (EUA)
2º IBM (EUA)
3º Microsoft (EUA)
4º GE (EUA)
5º Nokia (Finlândia)
6º Toyota (Japão)
7º Intel (EUA)
8º MacDonalds (EUA)
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Veja aqui as 100 melhores marcas do ano 2008
Luis Pereira
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09:12 | Etiquetas: Marcas de 2008, Melhores marcas | 0 Comments
Mind: Mobile Marketing
O mobile marketing é o novo conceito de comunicação em Portugal. Já chegou há algum tempo ao nosso pais mas ainda nem todos sabem muito bem qual é o seu conceito. Tal como todos os suportes de mensagens comerciais, o mobile marketing desperta a curisiosidade e acende as mais variadas discussões em torno do tema. Para alguns marketers é mais uma ferramenta que poderá ser incutida num plano de marketing, para outros será completamente ignorada.
A verdade é que o mobile marketing está a mudar o cenário da comunicação na Europa, se bem que os primeiros passos a nível nacional estejam apenas a ser dados agora.O mobile marketing é sem dúvida um serviço em forte expansão, sendo as empresas que investem fortemente na Internet e nas novas tecnolgias as primeiras a quer experimentar este novo suporte publicitário.
A confirmar o optimismo em relação ao mobile marketing, estão vários estudos que demonstram que esta é uma excelente forma de fazer marketing directo, sendo estimado que cerca de 350 biliões de SMS são enviados mundialmente e que 15% já são mensagens com intuito comercial.
O mobile marketing cresceu nos últimos anos, sendo que os primeiros anúnciantes a investir este meio conseguiam um retorno muito maior do que os que investem agora, se não vejamos: Há quatro anos atrás uma campanha via mobile marketing poderia obter um retorno de mais de 400 mil SMS em apenas dois meses, ao passo que hoje em dia obtem-se cerca de 15 mil SMS de respostas a passatempos, concursos ou promoções. Mesmo com os número em queda, os resultados não deixam de ser positivos se pensarmos na relação custo por pessoa.
Segundo os especialistas, o mobile marketing irá ser assimilado e adaptado aos planos de marketing muito mais rapidamente do que foi a Internet há 8 anos atrás. Além do mais foi a Internet que abriu as portas a novas funcionalidades comunicacionais estando agora os marketers mais abertos a sugestões e a novos suportes.
Em Portugal, os poucos estudos pormenorizados sobre mobile marketing é neste momento uma entrave à utilização desta tecnologia.
Consulte mais informações na página Mobile Marketing Association
A verdade é que o mobile marketing está a mudar o cenário da comunicação na Europa, se bem que os primeiros passos a nível nacional estejam apenas a ser dados agora.O mobile marketing é sem dúvida um serviço em forte expansão, sendo as empresas que investem fortemente na Internet e nas novas tecnolgias as primeiras a quer experimentar este novo suporte publicitário.
A confirmar o optimismo em relação ao mobile marketing, estão vários estudos que demonstram que esta é uma excelente forma de fazer marketing directo, sendo estimado que cerca de 350 biliões de SMS são enviados mundialmente e que 15% já são mensagens com intuito comercial.
O mobile marketing cresceu nos últimos anos, sendo que os primeiros anúnciantes a investir este meio conseguiam um retorno muito maior do que os que investem agora, se não vejamos: Há quatro anos atrás uma campanha via mobile marketing poderia obter um retorno de mais de 400 mil SMS em apenas dois meses, ao passo que hoje em dia obtem-se cerca de 15 mil SMS de respostas a passatempos, concursos ou promoções. Mesmo com os número em queda, os resultados não deixam de ser positivos se pensarmos na relação custo por pessoa.
Segundo os especialistas, o mobile marketing irá ser assimilado e adaptado aos planos de marketing muito mais rapidamente do que foi a Internet há 8 anos atrás. Além do mais foi a Internet que abriu as portas a novas funcionalidades comunicacionais estando agora os marketers mais abertos a sugestões e a novos suportes.
Em Portugal, os poucos estudos pormenorizados sobre mobile marketing é neste momento uma entrave à utilização desta tecnologia.
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03:57 | Etiquetas: Mobile Marketing | 0 Comments
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